terça-feira, 15 de maio de 2007

O PAÍS E A MATEMÁTICA

No dia 10 de Maio o 11ºano deste País foi a provas de Matemática. Na escola da minha filha os testes foram entregues hoje. Esperávamos uma nota razoável porque estas notas (sem qualquer trabalho meu) também são minhas de coração. Fui buscá-la à escola antes de almoço e, ao longe, vi um grupinho de amigos cabisbaixos e meio tristes. Pensei com os meus botões: lá vem a notícia da bendita Matemática. O sorriso dela, ao longe, meio triste mas ao mesmo tempo tinha brilho no olho. A média da turma foi 6, a Professora estava obviamente furiosa, a Ana estava preocupada com a Prof «é boa, é nossa amiga, preocupa-se com a gente e não merecia isto», dizia a minha filhota com um brilhozinho nos olhos, porque com muito trabalho e muito empenho mais uma vez se safou, teve 17. Claro que esta Mãe babosa e feliz lhe deu os parabéns, tentámos as duas perceber o porquê de tanto fracasso e perguntei então: Ana a professora ficou contente contigo? Voltou a tristeza àquele olho lindo e a resposta: «Ela estava triste, coitada, só me deu o teste e não disse nada» Se algum professor fizer o favor de ler este canto de desabafos e pequenas experiências:
- Isto é que não SRS PROFS
- TODOS SABEMOS QUE QUEM TEM DE ESTUDAR SÃO OS ALUNOS
-TODOS SABEMOS QUE NÃO FAZEM MAIS DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO
-NESTE PAÍS FAZEM-SE PLANOS DE RECUPERAÇÃO A TORTO E A DIREITO PARA QUEM TEM DIFICULDADES (concordo em absoluto)
- E então os que levam a escola a sério? E estudam e se esforçam? - Nem uma palavra? Nem um piscar de olhos?

Algo está errado, adorava que algum Prof hoje me respondesse. Pode ser que tenha essa sorte.·

3 comentários:

CaCo disse...

Tu dizes o 11º ano "deste País" foi a provas, mas o meu filho não foi. O País é aí a tua zona????

Sabes que os professores gostam de ver resultados. O fracasso dos alunos, às vezes, resulta no "fracasso" (em termos figurados, obviamente) do professor. Claro que os miúdos gostam de incentivo, mas às vezes a desilusão pode fazê-lo esquecer isso.

O meu pai sempre disse que as boas notas eram nossa obrigação, as más eram desleixo e, por isso, davam azo a represálias. Nunca nos louvou pelos bons resultados...

JR disse...

Em primeiro lugar parabéns à mãe babosa.
A filha, como disse a Caco, fez a obrigação dela. Mas merece um incentivo para que contnue a dar este tipo de alegrias aos pais e aos amigos. Ela, pela descrição, também estava triste pelos amigos e, em última análise, pela professora, que certamente não podia estar feliz com a generalidade dos resultados. Mas tinha obrigação de ter superado e mostrado o quanto lhe terá porventura agradado a nota da Ana.
Às vezes, o choque não deixa raciocinar bem.
Um bêjo à Ana

Anónimo disse...

Na turma da minha filha (das melhores do 11º ano da escola) veio tudo "corrido" a negativa. De quem é a culpa? Professores? Alunos? Sistema? Vá lá a gente entender esta situação desagradável, em que uma turma tem média alta a todas as disciplinas à excepção de matemática.